Décimo segundo dia – Suas ações

Para quem leu o dia anterior, queria deixar claro que o fato da culpa ser sua, não significa que seja inteiramente sua responsabilidade.

Deixa eu tentar explicar melhor, as suas escolhas são ditadas por fatores genéticos e ambientais, novamente resumido de forma bem grosseira. Ou seja, quem voce é nesse exato momento é culpa sua, mas não é inteiramente por culpa sua.

Na verdade, as ações do indivíduo são a menor parte de toda essa equação. Só o fato de não termos qualquer escolha sobre nossa genética, bem como sobre o meio em que nascemos, já é o suficiente para anular boa parte da nossa participação no resultado final.

Em resumo, não se sinta tão culpado por ser quem você é.

Uma vez que entenda como chegou aqui, é aí que mora a questão de aproveitar as oportunidades para fazer alguma coisa diferente. É evidente que as oportunidades são desiguais e eu não pretendo dizer o que deve fazer com a sua vida.

Eu não sei direito nem o que fazer com a minha vida.

Mas não é por isso que devo deixar de fazer coisas.

Ficar parado, ou não fazer nada, é uma das poucas escolhas disponíveis para todos. O que resta saber é: o que você ganha ou perde por ficar parado?

Se as respostas forem agradáveis, ficar parado é uma escolha até possível. Mas se as respostas forem negativas… até cabe aqui outra pergunta: por que você tá parado?

Enfim, mudando rápido de assunto, vou provavelmente assistir Mulher Maravilha hoje e meu próximo texto deverá ser sobre o filme. Ou não.

Autor: Elisnei

Servidor Público. Escritor amador. Curioso e fã de tecnologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s