Fatos relacionados

Comecei a ler Freakonomics. Bom, estou ouvindo a versão revisada. Não sei se ouvir um áudiolivro conta como ler. Espero que conte, terminei Deuses Americanos semana passada assim.

Enfim, estou achando interessante a forma como os autores relacionam dados, informações, fatos e os arrumam de maneira a melhor explicar as consequências percebidas, em diversos casos, décadas depois de começado o movimento de fatores que ocasionam uma mudança ou apenas uma situação que se busca explicar…

É meio complicado, ao mesmo tempo que a leitura faz parecer simples em alguns momentos e até óbvio certas relações diretas. Claro que os autores fazem questão de dizer que existe diferença entre um fato estar relacionado com outro e primeiro levar a existência do segundo, ou vice-versa.

Acho que isso concorda com uma ou outra coisa que já escrevi por aqui, como aquele texto sobre a culpa de tudo que acontece na sua vida. Ou o texto sobre justamente não haver realmente uma escolha e que você deve seguir esperando que as coisas se arrumem, desde que isso não signifique um grande incômodo ou sacrifício em sua vida.

E isso também concorda um pouco com um podcast que ouvi recentemente sobre as nossas promessas de ano novo. Sobre as mudanças que nos propomos a fazer e como as menores e melhor planejadas são as que mais “dão certo” ou menos fracassam. Por exemplo, você quer passar o próximo fim de ano numa praia, não deixe para fazer os planos no final do ano.

Não quero trazer nada pesado para esse primeiro texto do ano. Apenas torço para que tudo tenha começado bem. Diferente do meu dia primeiro que foi só febre. MAS assisti Your Name na Netflix e foi FODA! Recomendo!

Autor: Elisnei

Servidor Público. Escritor amador. Curioso e fã de tecnologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s