A luz verde sempre vai acender

Ok, vamos abordar a ansiedade diretamente? Ou pelo menos um aspecto incômodo diário…

Costumo deixar o meu celular com a tela virada para baixo. Tudo para não ficar encarando a luz da notificação.

Todos os meus grupos de aplicativos de conversa estão sempre no mudo. Algumas pessoas também.

Sabe aquelas brincadeiras/piadas sobre pessoas que demoram a responder, ou que respondem muito rápido e ficam aguardando uma resposta? Pois é, isso não é uma exatamente uma piada. Claro que existem pessoas com preguiça, memória ruim ou desapego social. Mas vou tratar mais do meu caso.

Algumas vezes olho a notificação, baixo a tela do android para ver quem falou, além de ter um leve resumo e daí começa… dependendo de quem for ou o assunto… é gatilho para as mãos começarem a suar, respiração acelerada, a concentração, que já não é normal, vai pra casa do caralho, etc. Acontece com algumas notícias do trabalho, pessoas me cobrando porque marquei mais de um evento no mesmo dia (desculpa, gente, eu esqueço ou acho que vai dar tempo), pessoas perguntando a razão de não ter ido em nem ao menos um dos eventos que havia marcado quando tô em crise, etc.

Sim, sou tanto a pessoa ansiosa pela resposta quanto a pessoa que causa ansiedade nos outros.

Vamos ao primeiro caso, como já disse acima, retirar as notificações ajuda bastante. Mas o lance realmente é desapegar. Não espere que as pessoas respondam. Não espere que a conversa continue. Ela vai continuar. A luz verde eventualmente vai acender. E nada que as pessoas escrevam realmente é uma arma. Não precisa sofrer por aquilo. É bem normal também silenciar pessoas quando a conversa aparentemente vai continuar por algum tempo e vai me deixar ansioso. Não é por mal, é pela minha pouca saúde mental. Desculpa, gente.

Sobre eventualmente demorar a responder: como já disse em outros textos, tenho dificuldades para conversar com pessoas. A razão principal é minha falta de maturidade. Fico imaginando como dizer o que quero dizer, sem dar margem para outras interpretações. Ou fico imaginando como contar algo sem dar todos os detalhes desnecessários que normalmente estão presentes nas minhas falas. Quem me conhece sabe como sou chato pra contar algo. Desculpa de novo, gente.

Enfim, esse é meu recado para quem espera uma resposta de mim ou de outras pessoas com problemas para responder: paciência. A demora não é por maldade. E o meu recado para quem demora para responder: tá tudo bem demorar, só deixe claro para as pessoas que não é por maldade.

Se alguém começou uma conversa com você é porque de alguma forma a sua presença importa. Dê atenção, retribua a atenção. Teoricamente não tem como isso dar errado.

Autor: Elisnei

Servidor Público. Escritor amador. Curioso e fã de tecnologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s