Bom, o estado do Amazonas acabou de passar por uma eleição suplementar. E eu anulei meu voto. Em ambos os turnos.
Os dois candidatos são políticos de carreira e não são nomes cuja ideologia, ou qualquer outro aspecto político, me represente. Apesar de saber que é meu direito e dever participar da eleição, acredito que o sistema atualmente apresenta tantas falhas estruturais que não vale a pena me estressar escolhendo o candidato “menos pior”.
Entendo inclusive as pessoas que votam acreditando que algum dos dois vai beneficiá-las diretamente, seja com algum emprego ou vantagem obrigatória que é tida como favor. “O fulano asfalta nossa rua”, “beltrano colocou meu nome na lista pra conseguir uma casa”, “o sobrinho de não-sei-quem conseguiu um serviço em tal secretaria”, etc.
Mas não consigo ter nem ao menos esses pensamento egoístas. Eu só acho que a grande maioria dos políticos só querem se manter no poder e um ou outro ainda luta por alguma causa.
E isso me faz não querer votar. Mas também não pago a multa por faltar porque sei que o dinheiro vai para o fundo partidário…
Daí é relativamente mais simples respirar fundo, murmurar alguns palavrões ao vento e seguir para a urna. Porque nada que eu faça vai tirar do poder os mesmos membros dessas oligarquias que estão desde sempre no poder.
E sofrer também não ajuda.
Só meio que aceitei…
não entendi o motivo de ter anulado no primeiro turno também… ao teu ver, não tinha nenhuma opção? =/
CurtirCurtir
Estava em dúvida entre o José Ricardo e o Luiz Castro, mas não consegui me convencer a votar em nenhum destes.
Realmente desisti do sistema político/eleitoral atual.
É uma pena. Tinha tantas esperanças.
Mas não siga meu exemplo. XD
Fique bem.
CurtirCurtir