Tenho medo de não conseguir pagar minhas contas

Ok, esse é um dos textos que venho adiando para escrever. Mas acho que tá na hora de jogar limpo. Comigo e com quem estiver lendo.

Eu tenho medo de não conseguir pagar as minhas contas.

Isso tá no título, e daí?

Bom, sofro de ansiedade e isso é relativamente público. Faço tratamento há alguns anos. Detalhes sobre essa parte são desnecessários no momento.

Como já disse em outros momentos, tenho certa resistência com mudanças e situações que me fazem achar que vou perder o controle… o pouco controle que me iludo ter.

Atualmente tenho enfrentado algumas mudanças que são socialmente vistas como positivas, mas possuem uma carga emocional muito grande, além do custo financeiro.

Minhas contas estavam bem equilibradas, mas agora estou meio que girando numa espiral de dívidas.

E não é que eu não possa pagar, porque eventualmente poderei. É que essas dívidas representam responsabilidades de uma vida adulta. As contas são a materialização de obrigações que não sei como lidar.

Já me disseram para me acalmar que vai ficar tudo bem. Que tenho um emprego e isso é melhor que muita gente. Mas não é só isso. Não é porque a dor de outra pessoa é maior que vou ignorar a minha.

Tenho perdido algumas noites e manhãs fazendo contas e imaginando cenários onde tudo meio que se resolve. Daí a ansiedade chuta a porta, me dá uns tapas e passo a achar que não vai dar certo, porque meus planos dependem de fatores que não controlo diretamente.

Já agradeço antecipadamente por eventuais conselhos que possam surgir, mas já cogitei, dentre outras coisas: pegar um empréstimo com o banco, ou com essas financeiras mercenárias, pedir dinheiro dos meus pais, ou pedir de amigos, cortar todos os gastos realmente desnecessários, etc.

Mas, na maioria das vezes, sempre acabo voltando ao pensamento que não gosto de dever ninguém, mas também não gosto de me sentir tão vulnerável.

Sim, vulnerável.

Porque em algum lugar do meu cérebro tá registrado que pessoas que não pagam suas dívidas, não honram seus compromissos, são incapazes. E isso retroalimenta a ansiedade, que me faz achar que sou um inútil, que me deixa quase incapaz de levantar da cama e ir trabalhar na hora certa, que me faz receber descontos por atraso, que me faz ter menos dinheiro e aumentar o medo de não conseguir pagar as contas.

Eu não sei se esse parágrafo acima vai ficar na versão final do texto e, caso esteja lendo, realmente estou abrindo o jogo aqui.

Enfim, esse texto deveria ser escrito e publicado num momento em que já teria resolvido o problema, mas tô apenas num dia onde as coisas estão bem, apesar dessa preocupação constante.

Acho que isso é uma forma de afirmar que as coisas vão dar certo. Ou que pelo menos estou torcendo e tentando fazer darem.

Autor: Elisnei

Servidor Público. Escritor amador. Curioso e fã de tecnologia.

2 comentários em “Tenho medo de não conseguir pagar minhas contas”

  1. Vc não precisa de novas dívidas para ter dinheiro, vc precisa apenas ganhar dinheiro. Que tal um financiamento coletivo? Vc sabe escrever, transforme isso em um pouco de dinheiro. Quem sabe um livro de contos e causos…
    Poemas avulso, vender o corpo (brincadeira!!!)

    Curtir

    1. Já cogitei vender o corpo. Sério. Mas isso foi há muito tempo. Não rolou.

      ¯\_(ツ)_/¯

      Agradeço pela ideia do financiamento coletivo. Só não acredito que esteja pronto para transformar a terapia em negócio. Ainda…
      Fique bem.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s