Eu tenho acrofobia (medo de alturas/lugares altos). Não é exatamente desagradável, desde que nenhum amigo te diga pra chegar numa varanda de prédio e olhar para cima (NÃO FAÇA ISSO!).
No máximo uma ou duas vezes estive em alguma situação sem proteção, ou que produzisse incômodo, apesar de existirem fotos e filmagens meio tensas minhas num passeio de teleférico…
Bom, ao longo da vida, passei a associar o medo em si, tentando entendê-lo de forma mais racional, com o resultado negativo de se estar em um lugar alto, ou seja: meu medo era cair.
Esse pensamento ajudou a não temer tanto os lugares que tenham itens simples de segurança como grades, vidraças reforçadas, etc.
Eventualmente me deparei, obviamente na internet, com uma piada/anedota que fala que cair de um prédio de 10 andares não te mata, o problema é o impacto com o chão. Igual ao manolo que comprou um paraquedas no Mercado Livre e pulou da sacada de um prédio há algumas semanas (espero muito que aquilo seja fake). Tudo terminou bem, mas a filmagem é tensa.
Enfim, acho que sempre dá para explorar um pouco mais os seus medos. E usá-los como defesa. Ou se preparar para o que pode acontecer. Porque é quase inevitável o momento em que a vida vai te esfregar na cara o quão sacana ela pode ser…