O problema da floresta

Vocês já ouviram/leram em algum lugar a seguinte pergunta: até que parte de uma floresta você consegue entrar?

Vou responder no final, enquanto isso, segura a minha mão e vamos:

O pensamento filosófico lógico, ou algo como a descoberta da verdade, vem sendo estudado por diversas civilizações e aprimorado constantemente. Nós criamos problemas que desafiam a lógica justamente para testar os limites dessas ideias, para propor situações que nunca terão uma aparente ou possível solução. Estou falando aqui de paradoxos.

Paradoxos são, de forma bem simples, situações com regras bem definidas que não poderiam existir, uma vez que as regras se contradizem ou a existência de um fato ou informação contradiz estas.

O melhor exemplo pra mim é o Barbeiro sem barba.

Numa pequena cidade, um Barbeiro divulga seu salão afirmando que ele só faz barbas de homens que não se barbeiam. Quem faz a barba do Barbeiro?

Divirta-se.

Voltando para o pensamento lógico. Existem coisas no nosso mundo que aparentemente são óbvias, ou seja, o conceito destas é evidente ou pelo menos parece ser. Citando exemplos notórios: quando alguém diz/escreve sobre “planos para o futuro”… todo plano é para o futuro (isso nem é filosofia, estou apelando aqui, isso é um simples pleonasmo); não existe realmente um “tempo presente”. Olha só, leia essa palavra e pense no seu significado: agora. Pois é, já passou. Sim, tá bem ali, na parte anterior dessa frase. Já passou. Não importa o quão rápido você leia de novo. No segundo que você começa a falar, aquele momento já foi.

Mais uma ideia para você refletir.

Estou com uma leve, mas contínua e incômoda, dor de cabeça. Não sei explicar o motivo. Deve ser meu sono desregulado um pouco. Por isso usei o dia de hoje para debater questões vagas e reflexivas. Estou com um humor bem positivo. Dentre outras coisas, essa semana tem feriado.

Ah, antes de ir, segue a resposta: você só pode entrar numa floresta até a metade. Depois disso você está saindo dela.

Autor: Elisnei

Servidor Público. Escritor amador. Curioso e fã de tecnologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s